quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Contra a inveja e mau olhado

Eu estive a fazer umas pesquisas, porque como devem calcular, eu não percebo rigorosamente nada sobre este assunto. 

A planta que falei no post de ontem é uma Comigo-Ninguém-Pode, também conhecida como Cana-Muda ou Cana-dos Mudos. Trata-se de uma planta de folha verde com formas irregulares brancas ou amarelas. É uma linda planta de interior, mas não é muito indicada para quem tem crianças pequenas ou animais, uma vez que se trata de uma planta tóxica e por isso mesmo não é muito boa ideia mastigar uma folha destas. Esta planta, quando mastigada, pode provocar inchaço, irritação e dor na língua. Por causa da inflamação criada nas vias respiratórias, pode-se perder temporariamente a fala, daí se chamar Cana-dos-Mudos.

Se não houver risco de haver alguém a querer comer a planta, deve-se colocar esta planta ao pé da entrada de casa para espantar energias negativas como a inveja e o mau-olhado. Eu tenho a minha mesmo ao lado da porta de entrada.

Acho piada que estamos fartos de rodar o vaso,
mas as folhas da planta vão sempre tender para cima da porta,
precisamente como está na imagem.

Depois existe outra planta chamada Espada-de-São-Jorge ou Língua-de-Sogra. São também plantas neutralizadoras de energias negativas e também devem ser usadas perto da entrada para neutralizar as más energias que passam pela porta. Eu tenho a minha mesmo à janela, assim quem passa na rua vê que aqui em casa não estamos para brincadeiras. 😝


Também existe a Arruda, também conhecida por espantar o mau-olhado, mas essa não a tenho cá em casa. É também uma planta medicinal, usando as suas folhas para fazer chá com efeito calmante. Não muito bom para grávidas, uma vez que é conhecido para tratamento de supressão da menstruação.


P.S.: Se alguém que perceba do assunto veja que eu estou para aqui a dizer altas barbaridades, por favor que me diga alguma coisa.

3 comentários:

  1. Dessas só conhecia a arruda :)
    mas olha que a primeira planta n me é estranha, acho que já vi muitas por aí!
    São plantas giras!
    Desculpa-me a pergunta, mas eu sou uma céptica: acreditas mesmo nisso? Que afastam a inveja e mau olhado? N estou a censurar atenção! É só curiosidade mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de me considerar uma pessoa agnóstica, ou seja, acreditar, eu não acredito, mas também não nego que essas coisas possam acontecer. Simplesmente vivo abstraída dessas coisas. Se existirem, existem. Não penso muito nisso. A minha mãe é que tem um bocado essas superstições, para além de que adora plantas, portanto há plantas em todos os cantos da casa xD

      Eliminar
  2. Não percebo mesmo nada sobre o assunto! Mas pelo menos fiquei a conhecer as plantas ;)

    ResponderEliminar